O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

O porquinho e os três lobos

Publicado a(s) 16:44h do dia 25/01/2016

O porquinho e os três lobos

Era uma vez um porquinho muito trabalhador que resolveu construir uma padaria porque achava que com muito trabalho e dedicação poderia fazer pães de boa qualidade. Chegavam muitos pães de regiões distantes, que eram bons e que custavam mais barato que os vendidos na roça, pois havia menos lobos naquelas regiões.

Então ele escolheu um terreno muito bom para plantar trigo. O proprietário, que não produzia nada no terreno, pensou que o porquinho tinha dinheiro e que a terra seria valorizada com o entusiasmo e trabalho do porquinho. Pediu um preço bem alto e o porquinho, mesmo depois de muito pechinchar, acabou tendo que pagar. Pagou também todas as taxas e tributos que na roça são impostas para garantir a subsistência do Lobo Mun e também do Lobo Est. Como nesta estória são somente três Lobos, Mun, o magricela, Est, o gordinho e Fed, o enorme, o Lobo Jus, não aparece, mas também recebe sua parte!

E começou a limpar o terreno, contratou ajudantes, comprou máquinas caras - afinal mais de 50% do valor das máquinas alimenta os Lobos Est e Fed - e começou o plantio. Escolheu uma variedade de trigo de excelente qualidade, mas que demora muitos anos para produzir. Ele cuidou, cuidou e cuidou de sua plantação, sempre com muitos ajudantes a quem alimentava, zelava e pagava, sem esquecer-se de dar o dízimo do Lobo Fed, o enorme, com seu apetite insaciável.

Depois de alguns anos com geadas, granizos, chuvas, secas, ervas daninhas, lagartas e formigas, ele finalmente fez sua primeira colheita. O trigo era de ótima qualidade, dourado, sementes sadias, muito saborosas. Mas para fazer um pão de primeira qualidade, era preciso amassar o trigo, obter a farinha e deixá-la descansar em barricas especiais que vinham de muito longe e que custavam muito caro, pois além da madeira para construir o recipiente, ainda tinha a parte do Lobo Est e do Lobo Fed, cada vez mais vorazes. Mas o porquinho era um otimista incansável, que acreditava no seu empreendimento e não esmorecia nunca. Construiu seu forno com todas as autorizações e licenças dos três Lobos, uma infinidade de papéis, cada um com sua taxa específica.

Finalmente fez seu primeiro pão! E ficou muito feliz! Mostrou para todos seus vizinhos e amigos, orgulhoso de, já na primeira fornada, ter feito um pão tão cheiroso e saboroso. Já começou a pensar na segunda fornada, pois tinha certeza que venderia todos os pães sem esforço, tão gostosos estavam.

Mal sabia o porquinho que para vender seu pão era preciso dar parte da produção para os dois Lobos mais gordos: O Est e o Fed! Tudo bem, pensou, que custa dar um pouco de pão para estes dois glutões! E foi com sua carroça cheia de pães para o mercado, passando antes na casa dos dois Lobos, porque eles querem sempre o pão quente. E assim foi o porquinho, já magro, um pouco cansado, mas inabalável na vontade de fazer pães cada vez melhores. Chegou ao mercado ainda animado, até olhar para o cesto: somente três pães sobraram! Os Lobos tinham ficado com quase todos os outros e ainda deixaram um pedaço de papel no fundo do cesto, com o seguinte recado: Sr. Porquinho, nós precisamos de mais pães, seu pão é delicioso e quanto mais comemos, mais queremos comer! Se não tiver mais pão amanhã, iremos soprar e soprar até derrubar o seu forno!

Esta estória termina como cada um imaginar, pois este artigo foi motivado pelo recente aumento de tributos federal – IPI - e estadual – ICMS Partilhado - que oneraram o vinho, nosso tema de sempre, em quase 30% sobre o preço final, como referência o estado do Paraná, a partir de 1º de janeiro de 2016!

(Haja) Saúde e bons vinhos...

Comentários