O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

Sobre-enxertia

Publicado a(s) 10:45h do dia 27/10/2016

Vinhedos Villaggio Bassetti

A natureza é prodigiosa! Quando a filoxera (pylloxera vastatrix) – aquele inseto que dizimou 70% dos vinhedos franceses no final do século XVII – chegou à França, os pesquisadores de então descobriram que enxertando sobre a raiz de uma videira de certa variedade, a parte aérea de outra variedade, o fruto terá exclusivamente as características da parte superior, ou aérea. Isto salvou o vinho fino, elaborado com as fantásticas vitis viniferas, da extinção completa. Não fosse isso, estaríamos tomando vinhos franceses elaborados exclusivamente com uvas americanas, as vitis labruscas. Que ideia tenebrosa..!!!

Com exceção do Chile que, encravado entre as barreiras formadas pelos Andes e o Oceano Pacífico ficou fora do alcance da filoxera, o mundo todo produz uvas viníferas com videiras formadas pelas duas partes: a raiz, de origem americana e a parte do ramo, ou aérea, de origem europeia.

A enxertia é útil também em muitas outras culturas, como a da maça, pêssego e pera.

Aqui estamos tratando da sobre-enxertia! Ou seja, um enxerto sobre a planta anteriormente enxertada. Em um de nossos vinhedos fizemos neste final de inverno este processo extremamente interessante, transformando um vinhedo que produziu durante anos a variedade Pinot Noir em um vinhedo que produzirá, já a partir do próximo ano, a variedade Syrah.

Em se tratando de vinhos finos, em muitas operações a técnica se confunde com a arte. Para esta tarefa, contamos com a colaboração de dois exímios enxertadores, o Valeri e o Sadi, que vieram da Serra Gaúcha para nos ensinar e ajudar nesta atividade tão simples, mas dependente do conhecimento, da habilidade e da prática destes dois simpáticos senhores. Em pouco mais de dois dias foram sobre-enxertadas mais de 2.000 plantas, com a ajuda de todo nosso pessoal. O tempo seco e a temperatura agradável deste final de inverno facilitaram a execução do trabalho de enxertar sobre a videira anterior uma variedade diferente.

Após esta operação, que consiste em cortar o caule da videira antiga, fazer um talho com uma faca bem afiada e inserir neste talho, parte do ramo da videira que se deseja implantar. Estes pequenos ramos que, ditos encarmela pelos dois especialistas (acredito que no dialeto vêneto), são devidamente preparados pelas hábeis mãos para “colar” no caule da videira, devendo brotar em poucos dias. É o que esperamos!!

A adaptação de algumas variedades na nossa região ainda depende de tempo para confirmar sua viabilidade. A possibilidade de fazer a sobre-enxertia permite que se mude de variedade com a perda de tão somente uma safra, pois se aproveita o enraizamento proporcionado pela antiga videira para dar continuidade ao processo de produção. A alternativa seria erradicar o vinhedo e implantar outro, com mudas novas e que certamente demorariam ao menos três anos para voltar a produzir.

Esta técnica permite uma economia de ao menos dois anos, o que, para uma região tão nova como a nossa, pode aumentar as possibilidades de testarmos outras variedades em pouco espaço de tempo. Ou ainda trocar variedades que não tenham boas condições de sucesso por outras mais promissoras.

Saúde! E bons vinhos...

Vinhedos Villaggio Bassetti

Comentários