O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

Vinhos brancos fora da curva

Publicado a(s) 10:54h do dia 09/10/2018

Selvaggio D´Manny Villaggio Bassetti. Foto: Eliana Bassetti.

O consumo de vinhos brancos vem crescendo no Brasil! Seja pelo fato de sermos um país em que sua maior extensão apresenta clima tropical, onde o frescor dos vinhos brancos é muito conveniente, mas também pela farta culinária baseada em peixes e frutos do mar que combinam melhor com estes vinhos. De maneira geral os vinhos brancos têm menores preços do que seus similares tintos, muito devido ao menor tempo entre sua elaboração e o consumo, além da grande maioria dos brancos prescindirem das caríssimas barricas de carvalho.

Por outro lado, algumas regiões do Brasil têm mostrado grande aptidão para elaboração de vinhos brancos mais estruturados, com variedades antes pouco conhecidas nestas paragens, algumas vezes elaborados de forma muito diferente das tradicionais prensa-tanque-garrafa. Uma demonstração desta tendência ficou evidente no Masterclass “Vinhos Brancos Fora da Curva” ministrado pelo Sommelier Rafael Puyau, que aconteceu durante a ViniBraExpo 2018. Esta feira, em sua segunda edição, se consolida coma a maior feira de vinhos brasileiros e aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 04 e 05 de agosto, da qual participamos juntamente com outras 51 vinícolas de diversas regiões do Brasil.

No Masterclass apresentado pelo Rafael, cinco diferentes e excelentes vinhos brancos foram degustados, mostrando que neste país abençoado pela natureza, pessoas apaixonadas conseguem obter resultados extraordinários:

  • Garganega da Leone di Venezia de São Joaquim
  • Sauvignon Blanc não filtrado da Vinhética, do Rio Grande do Sul
  • Sauvignon Blanc de fermentação natural da Villaggio Bassetti de São Joaquim
  • Moscato da Torcello, no Vale dos Vinhedos
  • Viognier da Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo.

A Garganega é uma uva originária do Vêneto, nordeste italiano, muito bem trabalhada pela Leone di Venezia. Excelente exemplar representativo dos vinhos brancos da Serra Catarinense.

Também da Serra Catarinense, o Selvaggio D’Manny safra 2016, um dos três Sauvignon Blanc da Villaggio Bassetti. Fermentado por leveduras da própria uva, permaneceu com as cascas por dois meses e mais 15 meses em barrica de carvalho francês. Suas características, além da acidez proporcionada pela altitude, evidenciam frutas secas e aromas minerais.

A Vinhética é uma vinícola de Dom Pedrito, na campanha gaúcha, do francês Gaspar Desurmond, que escolheu o Sul do Brasil para elaborar seus vinhos, neste caso um Sauvignon Blanc sem filtragem, bastante turvo, vibrante, intenso e refrescante.

Da Vinícola Torcello foi um Moscato excelente, com bela cor amarela e aromas intensos e muito agradáveis, característicos deste varietal.

Em Espírito Santo do Pinhal, estado de São Paulo, o Rafael apresentou Viognier da Vinícola Guaspari, de ótima expressão, intenso e untuoso.

Esta pequena amostra de excelentes vinhos brasileiros, mostra que também no Brasil se elaboram grandes vinhos, nas mais diversas regiões.

Saúde! E bons vinhos...

Sauvignon Blanc Villaggio Bassetti. Foto: Eliana Bassetti.

Comentários

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados


Publicidade
Publicidade