O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

Dois Jean Pierres

Publicado a(s) 09:30h do dia 01/01/2016

Cabernet Sauvignon pronta para a colheita (Foto: Dado Bassetti)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, tem grande responsabilidade no desenvolvimento da cultura da uva nas regiões de altitude de Santa Catarina para a produção de vinhos de alta qualidade.

Há muitos anos um estudo com uvas da variedade vitis vinifera na Estação Experimental de São Joaquim foi abandonado devido a diversas frustrações de safras seguidas, e a adoção de novas diretrizes de pesquisa. A lógica era erradicar os vinhedos e substituí-los por experimentos de outras frutas de clima temperado, principalmente de maçã, já muito bem adaptadas ao clima fantástico da altitude catarinense.

Como em toda história de sucesso é necessário o acaso, ou a sorte - além de muito trabalho, é claro - para que transformações excepcionais aconteçam. Por algum motivo algumas poucas plantas deste antigo experimento foram poupadas da foice! Um dos pesquisadores, Engenheiro Agrônomo, Jean-Pierre Ducroquet, desenvolvia um excelente trabalho na domesticação da feijoa, mais conhecida como goiaba serrana, nesta mesma unidade da Epagri. Os pés remanescentes de Cabernet Sauvignon foram cuidados, podados e frutificaram, chamando a atenção deste pesquisador para os belos cachos que se desenvolviam.

Jean-Pierre aguardou o momento ideal de maturação, para então colher e encaminhar as uvas para a Estação Experimental de Videira, onde – olha a coincidência – entregou ao Jean Pierre Rosie, enólogo responsável pelas microvinificações da Estação. Experiente, Rosier percebeu que estas uvas eram diferentes daquilo que se produzia em Santa Catarina até então. Elaborou o vinho, deu-lhe o tempo necessário de descanso – ou de elevação, como dizem os franceses – e esperou o melhor momento para exibi-lo.

Quando o então governador do Estado de Santa Catarina Esperidião Amin inaugurou o Laboratório de Enologia de Videira em 1999, Rosier lhe ofereceu uma taça deste vinho especial. O Governador olhou a taça, cheirou o vinho, deu um gole e parou: que vinho é este, disse impressionado! É o vinho que é proibido produzir em Santa Catarina, respondeu Rosier.

A partir deste episódio os experimentos foram retomados permitindo que hoje  os vinhos de altitude sejam apreciados em todo o Brasil e em alguns outros países do mundo.

Saúde! E bons vinhos...

Comentários