O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

Safra 2016

Publicado a(s) 21:01h do dia 20/09/2016

Vinhedos Villaggio Bassetti

Mais um ciclo se completa. Terminadas todas as colheitas, fermentados todos os vinhos, agora é arrumar a casa e avaliar o que temos em nossa vinícola. Um ano de quantidades reduzidas de uvas, devido à geada negra de 12 de setembro passado e do verão e outonos muito quentes. Com relação à safra anterior, 2015, colhemos 40% menos uvas, deixando nas videiras muitos cachos que estavam fora do padrão necessário para elaboração de vinhos de qualidade.

Nossa equipe mais uma vez mostrou competência e dedicação. Tivemos muito trabalho neste ano, com limpeza de cachos - retirada de bagas atacadas por pássaros, vespas, granizo - e colheita seletiva, sempre em pequenas parcelas, sem precisar buscar outras pessoas para nos ajudar. Em função desta seleção, conseguimos manter excelente qualidade nas uvas que entraram em nossa vinícola. É menos vinho, mas com a mesma qualidade que nos destaca num setor altamente competitivo.

Cada safra é um desafio que o clima nos impõe e que estamos, ano a ano, aprendendo a contornar. Não há repetição de safra, sempre uma difere da outra seja pela brotação precoce, pela falta ou excesso de chuva, pelo granizo, pelo calor ou frio excessivo, nos momentos menos adequados. Em 11 anos de trabalho na implantação e condução de nossos vinhedos, não aconteceram safras iguais. Aprendemos em cada uma delas, aprimoramos nosso manejo, afiamos nossas ferramentas, afinamos os instrumentos que dispomos nesta sinfonia da natureza.

Não obstante as grandes dificuldades desta safra, conseguimos atingir um objetivo que buscamos desde 2011, quando elaboramos nosso primeiro vinho de fermentação natural, o Selvaggio. Nesta safra elaboramos todos os nossos vinhos tintos e um dos vinhos brancos pelo processo de fermentação natural. Pinot Noir, Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc. Neste processo não usamos conservantes, pois as leveduras nativas são muito sensíveis à intoxicação por enxofre, elemento que tem ainda grande influência na formação dos aromas durante a fermentação.

Insistimos na fermentação natural porque buscamos ter o mínimo de interferência nos processos enológicos, desta forma possibilitando que nossos vinhos desenvolvam aromas muito elegantes e exclusivos. Pretendemos assim marcar nosso terroir com as características que o definam com exclusividade: nossa terra, nosso clima, nossa trabalho, nossa gente.

Saúde! E bons vinhos...

Eduardo Bassetti - Colheita na Villaggio Bassetti

Comentários