O que tem o vinho

O que tem o vinho

por Eduardo Bassetti

Neste espaço, o vinho é o sujeito principal. Desde a história, até as técnicas atuais de elaboração, os temas aqui tratados passam pelo plantio das uvas, cuidados com os vinhedos, processos de fermentação e curiosidades do mundo do vinho, sempre com a colaboração de um apaixonado por fazer e beber vinhos.

eduardo@villaggiobassetti.com.br

Syrah

Publicado a(s) 14:14h do dia 17/01/2020

Vinhedos de Syrah na Villaggio Bassetti. Foto: Eduardo Bassetti

Com muitas lendas acerca de seu surgimento, a Syrah teve sua origem confirmada através de exames de DNA realizados em 1998 em Montpellier, no sul da França, como resultado do cruzamento natural das uvas branca Mondeuse Blanche e a tinta Dureza, o que teria acontecido por volta do Séc. XII. Atualmente é cultivada em diversas partes do mundo, com ênfase na Austrália, onde é conhecida por seu nome em inglês, Shiraz. É a sexta variedade mais plantada no mundo. (Fonte: Revista Adega 2016).

No Brasil, esta variedade tem-se firmado em regiões que usam o sistema de dupla poda ou poda invertida, alterando o ciclo vegetativo das videiras para que frutifiquem fora do ciclo natural, proporcionado que a colheita ocorra em períodos mais adequados para uma melhor maturação. Isto acontece em regiões altas de São Paulo e Minas Gerais e no Vale do Rio São Francisco, na divisa da Bahia com Pernambuco. Nesta última região acontece mais de uma colheita por ano. Na Serra Catarinense a Syrah tem sido pouco utilizada, comumente em cortes nos quais contribui com pequenas parcelas.

Em 2012, quando a Villaggio Bassetti participou pela segunda vez da Expovinis em São Paulo, fizemos contato com um produtor da Provence para avaliarmos seu fantástico vinho Rosé e aprender um pouco mais sobre este estilo que aos poucos vem ganhando o gosto dos brasileiros. Quando apresentamos a ele o nosso Rosé, sugeriu que, apesar de ter boas características com as uvas que utilizamos naquela safra - Pinot Noir e Merlot -, teríamos um ganho expressivo agregando a uva Syrah ao nosso corte. Aquela conversa ficou gravada e em diversos momentos cogitei em implantar um vinhedo novo com esta variedade.

Sobre-enxertia no vinhedo de Pinot Noir, Villaggio Bassetti. Foto: Eduardo Bassetti

O tempo passou e o vinhedo de Syrah foi sendo postergado. Em 2016 decidimos refazer alguns de nossos vinhedos, graças à percepção de que tinham sido implantados em condições que, conforme aprendemos nestes 14 anos, poderiam ter sido muito melhores. Erradicamos os vinhedos 1 e 2 implantados em 2005 e sobre-enxertamos um vinhedo de Pinot Noir implantado em 2006, usando a Syrah justamente pelo conselho do produtor da Provence. Já no ano seguinte obtivemos uma pequena produção e a Syrah entrou com 5% no nosso Rosé. Em 2018, com uma colheita maior, descartamos parte das uvas, colhemos uma quantidade para o Rosé e deixamos uma pequena parte para maturação mais adequada para vinho tinto, chegando a 22o Brix de açúcar natural.

Sobre-enxertia no vinhedo de Pinot Noir, Villaggio Bassetti. Foto: Eduardo Bassetti

Fermentado em um pequeno tanque de aço inox, passou 13 meses em barrica nova de carvalho, para então ser estabilizado e engarrafado em 300 garrafas modelo Borgonha. Finalizada a fermentação este vinho já apresentava grande intensidade de cor, aromas límpidos e boa estrutura em boca. Na barrica evoluiu muito bem, mostrando equilíbrio e textura aveludada.

Num primeiro momento não pensávamos em elaborar vinhos tintos com esta casta. Porém, devido a esta primeira safra resolvemos apostar nesta variedade vinificada em tinto. Em 2019 usamos metade das uvas para nosso Rosé 2019 - safra já no mercado com 50% de Syrah e 50% de Sangiovese – e a outra metade para vinho tinto, sendo parte dele fermentada em tanque de aço inox e parte em barricas de 400 litros pelo processo de fermentação integral/natural, com leveduras nativas e selvagens.

Este elegante vinho Syrah estará pronto no início do próximo inverno, sendo que as primeiras caixas já foram vendidas antecipadamente, aumentando nosso portfólio, com uvas colhidas de um vinhedo único, que em seus primeiros 10 anos produziu Pinot Noir e agora nos presenteia com esta bela casta francesa.

Saúde! E bons vinhos...

Vinhedos de Syrah na Villaggio Bassetti. Foto: Eduardo Bassetti

Comentários